Trabalho com propósito: o que realmente importa no ambiente corporativo?

No cenário corporativo atual, empresas que se concentram apenas em números e processos correm o risco de perder algo essencial: o sentido do trabalho.
Um dos pilares dessa construção é a consciência sobre o próprio papel e a compreensão de que o trabalho de cada pessoa tem valor. Reconhecer o impacto do que se faz e como isso contribui para algo maior é um passo importante para fortalecer o senso de pertencimento e gerar mais significado à rotina profissional, indo além de uma simples relação contratual.
Quando o colaborador entende a relevância de sua atuação, cresce a motivação, a disposição para colaborar e a conexão com os valores da empresa. Vale lembrar que, nesse processo, o reconhecimento faz toda a diferença. Valorizar entregas, esforços e histórias de cada colaborador é o que transforma relações de trabalho em vínculos verdadeiros e duradouros.
Essa ideia se conecta a um movimento cada vez mais evidente entre as novas gerações e que já contagia o mercado como um todo: a busca por propósito. Uma pesquisa da consultoria McKinsey revelou que 70% dos profissionais afirmam que seu trabalho define seu propósito de vida. Quando esse propósito está desalinhado com o da empresa, a tendência à desmotivação e ao desligamento aumenta significativamente.
A sensação de alinhamento e pertencimento também se reflete na forma como os colaboradores percebem as mudanças dentro da organização. Jovens que avaliam positivamente esses processos relatam uma sensação de realização ao final do dia em 73% dos casos.
Fonte: Mundo RH
Se você quer aprender a transformar emoções em potência para a vida e para os negócios, te convido a me acompanhar! Vamos juntos construir conexões mais humanas e autênticas.